Conversando com o Pediatra :

"Dr.José Martins Filho"

É com prazer que apresentamos esta nova seção da NutriWeb construída baseada em dúvidas enviadas por e-mail, posteriormente selecionadas e respondidas pelo Dr José Martins Filho, ex - Reitor da Unicamp e, atualmente, Prof. Titular do Departamento de Pediatria da Unicamp, especializado em Neonatologia, Coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Unicamp e autor de dois livros de sucesso "Como e Porque amamentar" da editora Sarvier e "Lidando com crianças conversando com os pais" da editora Papirus.

Esperamos, neste novo espaço da NutriWeb, atender a um maior número de pais, visto que, muitas dúvidas enviadas à nossa equipe são comuns a muitos pais. Supomos também que, desta forma, atenderemos os pais que possuem dúvidas mas que, no entanto, não chegaram a enviá-las.

Portanto, a partir de agora, os pais terão a oportunidade de consultar um grande especialista em pediatria que nos dará a honra de responder algumas dúvidas enviadas pelos leitores da NutriWeb.


Os dados pessoais de quem envia as perguntas serão omitidos.



1) Pergunta enviada por e-mail:

Meu filho está com 17 dias e estou amamentando-o, gostaria de saber se a minha alimentação pode contribuir para a famosa cólica dos bebês. E quais são esses alimentos, o que devo evitar? Enfim, gostaria de uma orientação.

Prof. Dr José Martins Filho -

Sua pergunta é muito frequente e, ultimamente, alguns novos conceitos nutricionais e alimentares tem trazido importantes subsídios para a questão dieta da mãe x cólicas do bebê.
A princípio, devo informar que a mãe deve ter uma alimentação ampla e sadia, comendo de tudo (verduras, legumes, hortaliças, frutas, carnes magras - de preferência) ovos, leites, grãos e cereais... para poder fornecer a energia e as calorias necessárias para o bebê nestes primeiros meses... lembre-se que o bebê deve ser amamentado exclusivamente ao peito, não sendo necessária nenhuma introdução de qualquer outro alimento, nem mesmo água, para que a relação e o vínculo mãe filho não sejam interrompidos. O ideal é que essa situação seja mantida pelo menos até o sexto mês de vida, quando devem ser introduzidas as papas salgadas, sucos, etc...( a substituição do leite materno por outro, deve ser realizada, se possível, após o primeiro ano... Claro que o bebê deve ser seguido pelo pediatra e o seu crescimento monitorizado... um bebê no primeiro mês de vida, ganha em média 30 a 40 gramas por dia (mais ou menos 200 a 300 gramas por semana..). Há alguns indícios que o consumo de alimentos com grande quantidade de gordura animal ou mesmo , leite de vaca in natura, possam estar associados a irritabilidade ou às "cólicas" que podem ser sintomas das mais variadas origens, nem sempre exclusivamente de problemas gastrointestinais... Na verdade, os bebês que a partir de um mês de vida, no final da tarde e começo da noite, começam a chorar insistentemente , e soltam gases e se contorcem, o fazem, porque ao chorar, deglutem ar, e o soltam... quando isso ocorre, o pediatra deve orientar os pais a verificar outras possíveis causas de desconforto (dor de ouvido, fome, necessidade de fraldas limpas ou mais folgadas, conforto ambiental.. excesso de luz, ou ruído, ou hiper excitação..., etc..) Só depois de esclarecidos estes fatos é que devemos de
alguma forma, classificar como "cólicas..." E se isso for confirmado, além de medidas de conforto do bebê, pensar em sugerir à mãe, algumas medidas dietéticas, que convenhamos, mesmo que assumidas, nem sempre resolvem...agora... é evidente que bebês que tomam leite materno, costumam ter muito menos cólicas e parece haver algum fator constitucional ou familiar envolvido, porque mesmo em algumas famílias, é comum certos bebês apresentarem as crises de choro nos primeiros meses de vida, dificultando muito o repouso dos pais e outros, inexplicavelmente não... Boa sorte... espero que você não tenha que enfrentar estes problemas..
Se você quiser ler um pouco mais sobre aleitamento, sugiro dois livros que publiquei..1)
Como e Porque amamentar - Editora Sarvier e 2) Lidando com crianças conversando com os pais - Editora Papirus.

2) Pergunta enviada por e-mail:

Quanto ao fato de a criança de mais de um ano acompanhar, comer da mesma comida dos pais nas refeições: há algum problema em comer comida temperada com ervas, pimenta do reino, caldo de carne industrializado, molho de soja etc?

Prof. Dr José Martins Filho -
Não , a criança de mais de um ano já pode comer de tudo, obviamente apenas cuidando para que os alimentos sejam de digestão mais tranquila... e nesse sentido, não acredito ser muito adequado, dar pimenta. mas principalmente deve se evitar pimenta do reino que é bastante indigesta. Por outro lado, nessa fase de transição, a criança, a partir dessa idade, deve receber os alimentos os mais variados possíveis, evitando-se sempre que possível,
alimentos artificiais, que contenham corantes ou conservantes (possibilidade de desencadeamento de alergias). Dê preferência sempre a alimentos naturais, sem excesso de condimentos.


3) Pergunta enviada por e-mail:

Meu filho tem 3anos e teve refluxo quando pequeno. Mamou até 1 ano e dois meses. Ele não aceita nenhuma alimentação sólida no almoço, só toma sopa batida no liquidificador. Este fato se agravou depois de uma queda, quando seus dentinho da frente ficou um pouco mole e a dentista pediu para ele só comer alimentos pastosos durante 48 h. Nesta época eu já conseguia que ele comesse os alimentos passados em uma peneira mais grossa. Desde então, tem sido uma luta diária. Ele demonstra aversão a qualquer tipo de comida. Só gosta da sopa, torradas, (pão mole, nem pensar!), Batata frita, nuggets ou bolinhos de bacalhau.
O que faço para estimular sua alimentação, pois não posso dar frituras todo dia?
Será que pode ser efeito do refluxo ou um trauma por causa dos dentes?


Prof. Dr José Martins Filho -

Três anos de idade, já é tempo de a criança estar comendo de tudo, sentada a mesa, com os pais, e usando a colher e o garfinho,... e só excepcionalmente ser ajudada a se alimentar... evitar dar comida na boca... evitar chantagear, cantar, mostrar a televisão.. fazer aviãozinho com a colher... a criança deve comer porque tem fome e não por que é chantageada... É possível que você tenha tido um pouco mais problema pelos eventos que você conta, mas certamente há um problema emocional envolvendo a dieta de seu filho? é seu primeiro? bom , para resolver, tem que entrar na rotina e recomeçar a alimentação... acertar os horários... não dar comida fora de hora... ir engrossando progressivamente os alimentos, cada vez mais um pouco... evitar bater no liquidificador... ir misturando progressivamente alimentos líquidos com pastosos e nunca voltar atrás... sempre ir engrossando cada vez mais... quando não aceitar uma consistência... manter... até que você possa ir dando pequenos pedaços...Paciência, calma, entender os aspectos emocionais, e sobretudo, ir fazendo um diário do que está acontecendo...outra coisa...todas as pessoas que participarem dessa ajuda, devem ter a mesma opinião e não entrarem na chantagem... por favor, se ele não comer, espere até a próxima refeição... não deixe outra pessoa, ( o pai, a mãe, a avó) ficar com pena e voltar ao esquema antigo...Leia mais sobre o assunto no livro "
Lidando com crianças, conversando com os pais" da editora papirus... (autor; José Martins Filho).


4) Pergunta enviada por e-mail:

Gostaria de uma ajuda de vocês com relação ao meu filho (9 meses). Aos 5 meses foi detectado, através de vários exames, que ele tem alergia à proteína do leite de vaca. Os especialistas prescreveram o leite ALFARÉ da Nestlé. Quando iniciou-se o tratamento, ele pesava 6.900 kg. e media 63 cm. á um mês ele passou a rejeitar o leite alfaré e durante o período dos 5 meses aos 8 meses ele cresceu 8 cm. e o peso oscilava entre 7.000 e 7.200. Os especialistas suspenderam o leite e passou a receitar papas salgadas, 3 ou 4 vezes ao dia, 3 ou 4 mamadeiras de agua com frutas e aveia ao dia, mais complementos vitamínicos como: calcium sandoz xarope, protovit e ad-til. Sentimos que ele está reagindo a essa nova dieta, pois ontem constatou-se que, em menos de 10 dias, ele ganhou cerca de 300 gramas. Os especialistas sugeriram que em vez de simplesmente água nas mamadeira de frutas, fizéssemos a Fórmula de Frango, que consiste em agua do peito de frango (inteiro) fervida, mais óleo de milho e dextrosol. Até o momento ele não rejeitou. Mas a ajuda de vocês a que me refiro, seria de nos auxiliar na formulação de receitas para papas salgadas, consistindo no fornecimento das vitaminas ideais, as quais eram fornecidas no leite que, no caso dele, não pode ingerir.

Prof. Dr José Martins Filho -

A orientação que você está recebendo está perfeita... acredito que deva continuar seguindo a opinião dos especialistas... quanto as papas... seu filho pode comer de tudo, desde que não haja leite na formulação, desde que a alergia ao leite de vaca foi comprovada... portanto... qualquer papinha, de legumes, hortaliças, etc... podem ser feitas... lembre-se que
apenas o leite de vaca está proscrito... quanto a mamadeira de frango, você já deve ter a formula... continue utilizando-a.


5) Pergunta enviada por e-mail:

Tenho um filho de 2 anos e estou querendo saber como dar a ele uma boa alimentação com frutas e outros tipos de comida. Ele tem problema de anemia e então eu gostaria de dar uma alimentação que pudesse retirar dele o sulfato ferroso que os médicos passam algumas quando está com esse problema.

Prof. Dr José Martins Filho -

Realmente quando uma criança tem anemia, diagnosticada clinicamente e laboratorialmente, deve-se primeiro tratar , e isso se fará com sulfato ferroso se for uma anemia ferropriva... depois , se os níveis de Hemoglobina e ferro plasmático se estabilizarem, sim a dieta deve ser bem dirigida para oferecer bons níveis de ferro... A principal fonte de ferro é encontrada nas carnes de origem animal, principalmente a carne de vaca...( carne vermelha) depois os ovos... as frutas e os legumes não são as melhores fontes de ferro, porque , obviamente, a absorção do ferro dos vegetais não é tão boa quanto dos alimentos de origem animal... Finalmente, é muito importante saber , em primeiro lugar se a anemia que seu filho tem é provocada por déficit de ferro.. pois existem anemias de outras causas... o mais importante seria conversar com seu pediatra e esclarecer, em primeiro lugar, o diagnóstico...

6) Pergunta enviada por e-mail:

Meu bebê de 8 meses e meio está com excesso de vitamina A. Peço a gentileza de me informarem quais os problemas que podem acarretar à sua saúde caso não consigamos resolver rapidamente.

Prof. Dr José Martins Filho -

Bem... o excesso de vitamina A, suponho, pode estar associado ao consumo exagerado de Beta Caroteno, que é um precursor de vitamina A? É isso? Ele andou comendo muita cenoura, laranja , mamão. etc? ou foi excesso de oferta de vitamina A em gotas? Seria importante esclarecer como foi estabelecido o excesso de vitamina A no seu bebê e se ele está com algum sintoma atualmente.. Teoricamente o excesso de vitamina A, pode estar associado em bebês a excitabilidade, dor de cabeça, etc... A Fazer agora, se o diagnóstico está confirmado, é esperar , não dar preparados que contenham vitamina A. Volte a escrever para dar maiores informações...


7) Pergunta enviada por e-mail:

Estou desmamando minha filha, já introduzi outros alimentos, com fácil aceitação, só estou com problema que meu seio está enchendo e empedrando, estou esgotando, mas queria saber como devo proceder para parar totalmente?

Prof. Dr José Martins Filho -

Que idade tem seu filho? Seis meses? Nove meses? Deve ter seis porque você deve estar iniciando agora a introdução de papas.... Quanto ao excesso de leite... vá com calma... a medida que o bebê for naturalmente diminuindo a sucção... seu leite vai diminuindo progressivamente... tenha um pouco de paciência... diminua o tempo de mamada, mas sempre, após as papas, dê um pouco de leite como complementação... essa é a melhor forma de ir diminuindo excesso de leite... volte a nos escrever, dando dados de idade, peso, e quando começou a introduzir alimentos e quais alimentos... Leia mais sobre alimentos do desmame no livro "
Como e Porque amamentar" de José Martins Filho - Editora Sarvier...


8) Pergunta enviada por e-mail:

Tenho uma criança especial de 4 anos, com um erro inato de metabolismo (Doença Mitocondrial), ainda indefinido - caracterizado por acidose láctica congênita, temperatura elevada, ânsias e vômitos frequentes, importante déficit neuropsicomotor, convulsão, tremores e incoordenação istêmicos, grande sensibilidade na boca, língua, pés, mãos. Meu filho tem muitas dificuldades para comer (engolir e digerir), não mastiga e está muito magro, na curva da desnutrição. Preciso de ajuda, pois preciso dar a ele uma alimentação equilibrada em termos de nutrientes e ao mesmo tempo muito calórica, visto que ele tem um gasto energético alto e come pouco. Ele desidrata, faz acidose metabólica e hipoglicemia com grande facilidade. Em meu estado, procurei alguns pediatras, endocrinologistas e até
nutricionistas, mas não ajudam em nada - e ainda me dão os parabéns por conseguir manter meu filho vivo. Ele ainda tem intolerância regular a leite de vaca (toma leite de soja) e não se dá muito bem com gordura, principalmente animal.

Prof. Dr José Martins Filho -

Ficamos sensibilizados pelo seu esforço e dedicação para cuidar de seu filho de 4 anos , e sabemos as dificuldades que deve estar enfrentando... Infelizmente, não conheço nenhum artigo específico que possa lhe indicar sobre alimentação para esse tipo de problemas... apenas o que posso sugerir são as medidas de ordem geral que você já deve conhecer...Quanto a intolerância ao leite de vaca e também ao de soja, realmente é muito frequente que a intolerância ou alergia(?) ao leite de vaca possa ser também estendida para a soja. E nesse caso, sugerimos a utilização de leite de cabra... existem vários preparados industrializados ou até em pó... o único problema, fale com seu pediatra, é que nesse caso,
será importante uma suplementação vitamínica , principalmetne com as do complexo B, para evitar uma anemia especifica que pode estar associada a crianças que se alimentam exclusivamente com leite de cabra...mas como seu filho já come outros alimentos, isso é menos frequente... Quanto ao resto da dieta... aconselho comer de tudo (legumes, hortaliças, carnes, gema de ovo) considerando-se os cuidados necessários para quem não consegue deglutir... Os alimentos, nesse caso, deverão ser ministrados sob a forma líquida e pastosa... é importante que não haja monotonia e que o sabor seja o mais agradável possível... Seria muito interessante, você procurar a faculdade de medicina ou de nutrição em sua cidade, onde você terá a oportunidade de conversar com os professores de pediatria e de nutrição infantil para ver se eles podem, diante do caso especifico de seu filho, fazer uma orientação mais precisa de acordo com o peso e estatura dele, avaliar a medicação que está tomando entrar em contato com o neuropediatra, etc... Se tivermos notícia de algum artigo ou livro específico, sobre o problema, o enviaremos para você...

9) Pergunta enviada por e-mail:

Meu filho tem 2 anos e 5 meses, e pesa em torno de 12 kilos, com uma altura de 85 cm. Estamos preocupados, porque, apesar de ser muito ativo e bastante inteligente, o mesmo alimenta-se muito pouco. Outro problema é que ele não toma leite, sendo que estamos dando o Caliamon para suprir suas necessidades de cálcio. Ressaltando que, quando digo que não toma leite, não é só o leite, e sim todos os seus derivados, queijo, iogurte, pudins, flans e etc... O seu pediatra já receitou o PROFOL, mas mesmo assim é muito difícil alimentá-lo. Por quanto tempo ainda poderemos dar o PROFOL, ou se tem alguma vitamina para suprir suas necessidades diárias, pois tememos pelo seu desenvolvimento tanto ósseo quanto intelectual.

Prof. Dr José Martins Filho -

Se seu filho tem 2 anos e 5 meses, pesa 12 kilos, e tem estatura de 85 cm.. está bem dentro da curva de crescimento... além isso você diz que ele é muito ativo e inteligente... mas você se preocupa porque come pouco... primeira coisa a fazer, é realizar um diário alimentar detalhado com tudo que ele come , desde que se levanta até a hora em que vai deitar, e depois mostrá-lo a um profissional ( pediatra ou nutricionista) para que ele faça a avaliação da oferta... se as calorias, proteínas, carbohidratos e gorduras estiverem de acordo e se o aporte de frutas e verduras, também... pare de se preocupar. Não insista com a alimentação... fique tranquila... deixe a criança comer nas horas certas (evite dar alimentos fora de hora, chantagear ou distrair para comer, etc...), ou seja, faça o possível para que o único estímulo seja realmente a fome, na hora adequada. Procure definir os horários. Determine um horário para desjejum, almoço, lanche, e jantar. Se estiver ainda dando algo na mamadeira, comece a tirar, pois a sucção nessa idade é inadequada... Passe progressivamente para o copo e para a colher. Se você quiser, faça o diário detalhado... escreva tudo que ele come (sem esquecer de nada) colocando inclusive as quantidades... e volte a nos escrever... os estimulantes de apetite, tem indicação muito relativa, porque na maioria das vezes, depois de algum tempo param de funcionar...


10) Pergunta enviada por e-mail:

Estou fazendo um trabalho sobre mastite e eu preciso saber qual o período de incubação da bactéria, ou seja quando aparecem os primeiros sintomas depois de sua penetração pelas fissuras. Se fosse possível gostaria de saber mais sobre as alterações bioquímicas histológicas e fisiológicas que acontecem após a infecção.

Prof. Dr José Martins Filho -

Infelizmente, estamos respondendo especificamente aos pais de crianças com problemas específicos nutricionais... entretanto algumas das suas perguntas podem ser respondidas , mas você precisará ir a um livro de ginecologia e obstetrícia para estudar as alterações
histológicas e fisiológicas da mama com inflamação ("mastite"). Quanto às bactérias que penetram pós fissura do mamilo, as mais comuns são as da pele ( estafilococus ou estreptococus)...Você poderá ler um pouco mais sobre o assunto em dois livros de minha autoria : "
Como e porque amamentar" - editora Sarvier, e "Lidando com crianças conversando com os pais" - editora papirus".