Grupos de Apoio ao Obeso

O indivíduo obeso, em geral, está constantemente em busca de perder peso. Essa incansável batalha leva o obeso a tentar de tudo : dietas malucas, "amarrar os dentes", trazendo no final sérios problemas à sua saúde, sem mudar o que é mais importante : o seu "hábito alimentar". A busca pela Reeducação Alimentar é chave para o sucesso da dieta. Para conquistar essa batalha, o obeso precisa de ajuda, dificilmente ele conseguirá sozinho, precisando do apoio da família, dos amigos e da sociedade, e, obviamente, de ajuda profissional.

Grupos de apoio é uma maneira de compartilhar as experiências e dificuldades visando através a vitória de todos. Conhece-se grupos como Alcóolicos Anônimos, Grupo de Apoio a criança com câncer, dentre tantos outros.

Diversos grupos de apoio à perda de peso tem surgido nos últimos anos, trazendo uma nova proposta na assistência à dieta do obeso. Cada qual apresentando uma metodologia diferente, mas que no global, visam apoiar o indivíduo em sua luta pela perda de peso, oferecendo apoio nutricional (avaliação nutricional, receitas...) e psicológico (reuniões, consultas...).

Este artigo não visa destacar nenhum grupo em especial, apenas relatar alguns dos diversos existentes, que foram pesquisados na Internet, onde apresentam a sua proposta e permitem ao obeso um conhecimento prévio da metodologia utilizada. Abaixo uma pequena resenha de alguns grupos (textos retirados dos sites) :
 

Os VIGILANTES DO PESO foi fundada em 1963, na cidade de Nova York. A partir daí surgiu um novo conceito de emagrecimento que revolucionou tudo o que se conhecia sobre perda de peso. A idéia foi ampliada e desenvolvida cientificamente por médicos, psicólogos e nutricionistas. Pelo menos 25 milhões de pessoas em 24 países já participaram do Programa dos Vigilantes do Peso . Os Vigilantes do Peso iniciou no Brasil em 1975. As primeiras reuniões foram realizadas no Rio de Janeiro. Com mais de 1.000 reuniões semanais espalhadas por 17 Estados, os Vigilantes do Peso tem uma resposta segura para quem deseja emagrecer através da Reeducação Alimentar, Mudança de Comportamento e Atividade Física, tudo apresentado num ambiente de reuniões. O objetivo é ajudar o sócio a encontrar um novo estilo de vida, mais saudável e dinâmico, para que ele possa emagrecer de forma permanente. No programa dos vigilantes do peso os alimentos estão divididos em 3 grupos representados por 3 cores : verde, amarelo e vermelho.O objetivo deste programa é facilitar ainda mais o processo de emagrecimento. A cada semana, os sócios aprendem nas Reuniões uma reeducação alimentar, além de compartilhar suas experiências com os outros sócios. Uma orientadora incentiva e motiva os sócios a seguirem o programa dos Vigilantes do Peso. As reuniões são freqüentadas por homens, mulheres e jovens. No site dos Vigilantes do Peso há um espaço sobre casos de sucesso, pode-se ver histórias de pessoas que atingiram seus objetivos, vale a pena conferir (http://www.vigilantesdopeso.com.br).

AMIGOS DO PESO® é uma associação que há anos se dedica a ensinar e a ajudar as pessoas que têm excesso de peso e querem emagrecer felizes, comendo de tudo e com saúde. Amigos do Peso também é indicado para pessoas que querem simplesmente aprender a comer e ter mais saúde e disposição. O programa Amigos do Peso está a cargo de nutricionista, médico e psicólogo, tem registro e é marca registrada. Uma vez por semana a pessoa freqüenta as reuniões dos Amigos do Peso. Além de cardápios, receitas, dicas da boa nutrição, dicas de como emagrecer saudável e feliz, recebe também o apoio e o aprendizado de como vencer a compulsão por comer, como vencer a ansiedade, além de como fazer para se amar. Um especialista na área, com todos os estudos e conhecimentos necessários, conduz a pessoa para este caminho de sucesso e felicidade, que é o emagrecer comendo de tudo, saudável e feliz! Depois que emagrece, vem o processo de como se manter uma pessoa magra, feliz e comendo de tudo. Depois da manutenção, a pessoa se conhece e vive a vida aproveitando todas as coisas boas que ela nos oferece, não só vivendo para comer, mas sim, comendo para viver. O site disponibiliza uma Galeria do Sucesso (lindinhos e lindinhas), com fotos bastante simpáticas daqueles que perderam peso e estão felizes agora (http://www.amigosdopeso.com.br).

O PESO IDEAL é um curso de instrução alimentar que tem como objetivo ensinar a emagrecer com saúde, comendo de tudo e sem torturas. Arlene Cristofoli Rossi e Claudete C.Iglesias de La Fuente propõem neste aprendizado, a união de duas forças importantíssimas: a Nutricional e a Psicológica. De um lado sugestões de cardápios variadíssimos, balanceados, repletos de receitas deliciosas, nas quantidades adequadas ao emagrecimento, do outro um acompanhamento psicológico que visa a mudança do hábito alimentar. No site há uma seção com receitas lights e uma página para se calcular o seu peso ideal, ainda tem um tópico para autoavaliação de quanto realmente você já mudou seus hábitos, tanto em nível de pensamento quanto de atitude (http://www.pesoideal.com.br).
 

A META REAL é uma empresa que trabalha com reabilitação alimentar, tendo como principal finalidade ajudar as pessoas a descobrirem o caminho natural e mais fácil do emagrecimento. Não trabalham apenas os aspectos nutricionais, afinal todo regime de restrição alimentar e remédios ajudam a perder peso, mas  em nenhum desses casos as pessoas permanecem magras definitivamente. Trabalham principalmente as causas psicológicas, emocionais e fisiológicas, pois é aí que se "escondem" as causas da obesidade. Quando se descobre as causas você pode atacá-las na raiz do problema, emagrecendo assim definitivamente. Num 1o passo, que tem a duração de 1 mês, para que você tenha uma boa margem de segurança, orienta-se o que e quanto comer, simultaneamente treina-se o como e o até quando comer, sempre baseando-se em seus sinais internos, conquistando com este mecanismo a liberdade de comer o que quiser. Através das aulas semanais se auto conhece melhor, aprendendo a não precisar mais comer por emoções e sim, guiar sua alimentação pelos sinais verdadeiros do seu corpo, tais como Fome Física® e saciedade. O site da Meta Real oferece ainda seções como texto e dicas da semana, com informações práticas para quem deseja emagrecer (http://www.metareal.com.br).

A antiga idéia de grupos anônimos tem a sua representação para os chamados comedores compulsivos, Comedores Compulsivos Anônimos (CCA) é uma irmandade de homens e mulheres que têm um problema em comum – compulsão por comida, que se uniram para repartir suas experiências, força e esperança com a finalidade de resolver este problema. O CCA é uma organizacão de auxílio, sem fins lucrativos. Qualquer um que tenha o desejo de parar de comer compulsivamente pode "filiar-se" ao CCA, essa é a única exigência para tornar-se membro, e que é efetivado apenas pelo comparecimento as reuniões (http://www.nthink.com.br/cca)

Noutros países, e notadamente nos EUA, há uma grande quantidade de sites dedicados a obesidade (ver página de links da NutriWeb), alguns deles são verdadeiros grupos de suporte virtuais, com listas de discussão, chats, e outros recursos que possibilitam a interação entre os membros do grupo. O site Goaltender's Weight Loss Support Group propoem-se a dar suporte, encorajamento, amizade e diversão para aqueles que precisam perder peso. O Dieter's Club® (Losing Weight By Gaining Support) é uma lista de discussão onde mulheres que estão tentando fazer dieta, ou em dieta, ou que querem manter o seu peso, compartilham conselhos, avisos, receitas e tudo que possa ajudar, num processo de motivação mútua. The Magic of Believing é um grupo de apoio à perda de peso, através de uma lista de discussão são debatidos assuntos como dietas, perda de peso, obesidade, avanços médicos em relação à perda de peso, exercícios e nutrição; e são compartilhados ainda as dificuldades do dia-a-dia de quem está fazendo dieta. O Diet Talk Home Page é um site que traz diversas informações sobre emagrecimento, oferece uma lista de recursos on-line, além de ter salas de chat para que os membros do grupo possam trocar experiências. Um site chamado Support Works On-line apresenta uma seção voltada para distúrbios alimentares e obesidade (http://www.supportworks.org/cat742.htm).

Como se pode ver, você não está sozinho. Participe, peça ajuda, converse, troque experiências, comunique-se, e nada melhor que a Internet para você fazer tudo isso. Aproveite!

 

Claudio Giulliano Alves da Costa
Médico - Pesquisador Associado do NIB/UNICAMP

 
 

Para você refletir um pouco :

 "Dois homens numa enfermaria de hospital. Um deles, próximo a
  janela, tinha autorização para todas as tardes, ficar olhando para
  fora. O outro, impossibilitado de mover-se, não saía da cama. O
 que olhava pela janela descrevia para seu companheiro de quarto
  o que via lá fora: um lago, muitas árvores, crianças brincando...
 O companheiro imobilizado ficava imaginando as cenas descritas
    pelo seu amigo e sentia-se motivado a deixar a cama e ficar
  curado logo. Queria fazer qualquer coisa para poder ver o que
 havia lá fora. Passado um tempo seu companheiro de quarto teve
 um enfarte e veio a falecer. Ele aproveitou a ausência do amigo e
     pediu para ficar próximo a janela e num esforço incrível
   levantou-se para olhar lá fora e viu... apenas um muro preto.
  Não se trata de "mentir" ou "enganar as pessoas" mas de tentar
 mostrar que além do muro preto existem outras realidades, outras
 oportunidades que são igualmente verdadeiras e que o muro preto
            é que está nos impedindo de enxergar.

     Será que não ficamos olhando a crise o tempo todo e
 descrevendo o muro preto aos nossos companheiros ? Será que
  não seria salutar e oportuno apresentarmos uma visão do que
        poderá e pode de fato, existir além do muro ?

 Que tal ver o mundo sem muro, seguir uma estrada e chegar ao sucesso ?"

                                                                 (retirado do site da Peso Ideal)