DIAMED - software médico para controle do diabetes

O DIAMED é um software desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por uma equipe composta pelos acadêmicos Berta Werner, Eliane Dell´Osbell e Tiago da Silva Sutilli, com orientação da profa Miriam Sayão, da Faculdade de Informática e da profa Dra. Elisa Muñoz, da Faculdade de Medicina. 

O principal objetivo no desenvolvimento do DIAMED foi o de propiciar melhoria na qualidade do atendimento ambulatorial prestado aos pacientes diabéticos no Hospital São Lucas, da PUC-RS. O número de pacientes/dia atendido é alto, o aompanhamento do paciente ainda é feito através de fichas preenchidas e arquivadas manualmente; a prescrição de dietas também é feita de forma manual. Certamente a utilização de um software que trabalhasse com esses aspectos qualificaria o atendimento prestado. 

Entre os objetivos específicos, incluimos: registro de informações do paciente, incluindo resultados de exames normalmente realizados pelos diabéticos, geração de dietas respeitando restrições médicas e preferências alimentares, propiciar acompanhamento do paciente, incluindo gráficos de evolução de medidas. O software também é adequado à utilização em consultórios médicos. 
 

DIAMED
Módulos: clientes
         dietas
         gráficos
Tabela de alimentos
Cópias do DIAMED
Clientes:

Neste módulo são registrados informações gerais do paciente, como nome, sexo, endereço e outras, conforme pode ser visualizado na tela abaixo:

wpe2.jpg (21594 bytes)

É importante observar que o sistema prevê o cadastramento de usuários, e apenas os já cadastrados podem ter acesso às informações registradas. No momento do cadastramento o administrador do software (que pode ser o próprio médico) informa qual o tipo de usuário, se médico ou secretária. No caso do usuário sendo casdastrado ser do tipo secretária, apenas informações não confidenciais serão visíveis, possibilitando por exemplo que ações como alterações de  telefone, endereço ou geração de cópias de dietas já  geradas sejam realizadas,  mas impedindo que resultados de exames sejam visualizados. 

 

wpe3.jpg (25114 bytes)

A cada consulta, os resultados dos exames e as observações do médico são registradas; medidas importantes como IMC, relação cintura/quadril, glicemia e hemoglobina glicosilada são calculados a partir das observações do médico e registradas, possibilitando acompanhamento posterior e a geração de gráficos de evolução. 

wpe4.jpg (39023 bytes)

 

volta ao índice
Dietas:

O médico pode, durante uma consulta, verificar a necessidade de prescrever uma dieta alimentar adequada às condições apresentadas pelo paciente. As informações já registradas pelo médico são consideradas pelo software, e o número de calorias/dia  sugerido segue a tabela padrão. A distribuição porcentual de calorias pelas várias refeições previstas informa valores que podem ser modificados pelo médico, se ele assim o desejar. A tela seguinte ilustra esta etapa:

wpe5.jpg (29102 bytes)

O software irá gerar a dieta respeitando as informações do médico; para cada refeição prevista um conjunto de alimentos é exibido, com as quantidades indicadas. É possível efetuar substituições de alimentos, sendo que para cada item da refeição um conjunto de  possíveis trocas é exibido.  Alimentos que forem rejeitados serão excluídos em dietas futuras a serem geradas para o mesmo paciente.

wpe6.jpg (59058 bytes)

 

volta ao índice


Gráficos:

A visualização gráfica facilita o acompanhamento do paciente,  e diversos gráficos podem ser gerados, como cintura/quadril, hemoglobina glicosilada, IMC e glicemia. O período a ser considerado inclui todas as consultas do paciente onde tenham sido registrados os valores necessários; o médico pode alterar essas datas. 

wpe7.jpg (33610 bytes)

 

volta ao índice


Tabela de alimentos

O software inclui uma tabela de alimentos, classificados em grupos como frutas, verduras e legumes, grãos e cereais, etc. No processo de cadastramento são informados: grupo alimentar, unidade básica, quantridade de gramas por unidade, quantidade de unidades por refeição, dados nutricionais por 100 gs do alimento. O usuário pode alterar a tabela, possibilitando a inclusão  de alimentos facilmente encontrados numa dada região. Também é possível incluir alimentos na tabela, desde que as informações mínimas de valores nutricionais sejam fornecidas. 

wpe8.jpg (30364 bytes)

 

volta ao índice
Cópias do DIAMED:

Para obter cópias de avaliação do software aqui descrito, envie mensagem para miriam@inf.pucrs.br. Seu pedido será atendido, desde que você concorde em nos retornar informações sobre a utilização do programa, o que nos será útil para podermos melhorá-lo. Como este software foi desenvolvido num período definido de tempo (durante um trabalho de conclusão de curso), é possível que existam problemas não identificados por nós, e a sua contribuição será muito bem-vinda. 
 

profa. Miriam Sayão
Faculdade de Informática - PUC-RS