A Alimentação segundo a Medicina Chinesa

YING e YANG - O que significa ?

Os chineses de antigamente, muito apaixonados pela observação e classificação dos fenômenos da Natureza, arrumaram o mundo em ying e yang, a quietude e o movimento, o sombrio e o luminoso, o vazio e o cheio, a água e o fogo. Essa forma de pensar, a princípio estranha, se torna simples e vigorosa quando nos acostumamos com ela - ou melhor, quando percebemos que ying e yang não são forças opostas e distintas, mas qualidades inseparáveis de um mesmo processo. Você joga a bola para cima e, enquanto há impulso, ela sobe, e isto é yang. Acabado o impulso ela pára de subir e cai, e isto é ying. Veja:

YANG: MOVIMENTO

YING: QUIETUDE

Nada é ying ou yang o tempo todo. Quando um atinge sua expressão máxima, se transforma no outro. Como uma onda no mar, que começa devagarinho, vai crescendo, mostra sua força, atinge seu máximo - e quebra, deixando despencar a água! Veja maiores detalhes sobre esta simbologia em Filosofia da Alimentação Macrobiótica, nesta mesma edição da NutriWeb.

Desta forma, os chineses foram ampliando sua observação em relação ao mundo e perceberam que o "todo" pode ser dividido em cinco setores - como uma estrela, que tem cinco pontas. Como as estações do ano, que são quatro e mais uma (aquela que tem características semelhantes - o final de uma e o começo de outra).
Como o funcionamento do nosso organismo, que tem cinco órgãos principais (fígado, coração, baço, pulmões e rins), e cinco órgãos que atuam em parceria (vesícula biliar, intestino delgado, estômago, intestino grosso, bexiga).

Perceberam que cada um dos cinco setores é mais sensível a um tipo de clima: vento, calor, umidade, secura, frio. Mais ativo num período do dia: manhã, meio-dia, tarde, anoitecer ou noite. Favorece diferentes atitudes: planejamento, comunicação, reflexão, ordenação, vontade. E traz consigo um sabor - ácido, amargo, doce, picante ou salgado - que vai influir decisivamente na nossa vida, já que sua presença reforça, sua ausência enfraquece e seu excesso desequilibra a energia daquele setor dentro de nós.

Para entender melhor como alimentar-se segundo a Medicina Chinesa devemos pensar que as pessoas são parte da Natureza e desta forma sofrem todas as influencias das variações da mesma. Sendo assim, as pessoas devem aprender a se adaptarem às variações que a natureza sofre. Aqui vão algumas dicas:

PRIMAVERA: é o começo, a criação. É o momento em que as plantas voltam a brotar - é o nosso momento de criar, de se voltar ao mundo exterior, de abrir a janela e deixar o calor entrar.
Neste momento devemos nos alimentar com mais alimentos crus, frutas e verduras, brotos de alfafa, brotos de feijão, pouca proteína animal, algum cereal. É o momento ideal para os regimes de emagrecimento - a gente se põe os excessos para fora e se prepara para o verão

VERÃO: nesta época o broto da planta já virou folha, flor e fruto. Nós também desabrochamos e nos mostramos ao mundo vestindo pouca roupa. É o período da extroversão, a gente fala, corre e sua muito. Continue comendo verduras, folhas verdes e principalmente muitas frutas e mel para repor os minerais que perdemos ao suar. Tome muito líquido!!
Queremos o doce! Os cereais vão lhe fornecer a energia necessária e um pouco de carne branca para manter-se vigoroso! É o momento ideal para a manutenção do peso

FINAL DE VERÃO: precisamos nos preparar para o outono, precisamos equilibrar nosso organismo das "loucuras de verão" . É o momento das indecisões - o que vou fazer este ano?
Será que não estou precisando fazer um regime? Quero mudar minha vida!! Alimentos mais cozidos, temperatura morna, mais carbohidratos, legumes e verduras. Cuidado! É neste período que começamos a abusar dos doces e o peso aumenta!!

OUTONO: aqui as folhas secam e caem, a árvore fica nua! É o momento da renovação. Prepare-se para o aconchego do inverno, para a introspecção. As raízes, os temperos picantes como o gengibre, nozes, sementes, feijões, cereais ajudam a superar bem esta fase.

INVERNO: precisamos nos abastecer e energia e coragem. Líquidos são importantes, as raízes, os cozidos, os cereais, as nozes e um pouco mais de sal. Sei que você vai preferir as frituras, feijoadas e o chocolate - mas evite!!

Assim, para manter-se equilibrado e saudável, procure :

1 - Fazer um prato rico em cores
2 - Enriquecer bem os sabores
3 - Variar as atitudes
4 - Fazer exercícios físicos diariamente


Não deixe de ler também a
Filosofia da Alimentação Macrobiótica nesta mesma edição.

 

 

Michaela Lessmann
Nutricionista CRN-SP 1821
Colunista do
DGLMix Comer & Viver