A Filosofia da Alimentação Macrobiótica

MACROBIÓTICA é a arte da longevidade e do rejuvenescimento. Vem de "macro" - maior e "bio" - vida. O introdutor desta filosofia no ocidente foi Dr. George Ohsawa.

Na verdade, a Alimentação Macrobótica não é considerada uma prática alimentar, como o vegetarianismo ou naturalismo e sim uma filosofia, pois é preciso aprender como dormir, como acordar, como se vestir, como se banhar, como fazer a primeira refeição, etc. Por isso as desvantagens da macrobiótica são inúmeras quando ela é adotada somente como dieta e não como filosofia de vida. Tais desvantagens serão discutidas na próxima edição da NutriWeb.

Enquanto os nutricionistas dão importância ao valor nutritivo dos alimentos, calorias, etc, os adeptos da Alimentação Macrobiótica valorizam o poder energético dos alimentos, baseados na lei imutável do chamado Princípio Único, a lei do Yin e Yang, que se concretiza, no final, no zen, que significa o equilíbrio. Esta diferença deve-se, provavelmente, ao fato dos ocidentais serem materialistas, apreciadores da ciência exata e a macrobiótica, po sua vez, provém do oriente, das percepções baseadas nas Leis da Natureza.

O Yin e o Yang são duas forças antagônicas, opostas, contrárias, que se integram por serem complementares - ao se aprofundarem mais os ensinamentos, percebe-se que estas duas forças são dinâmicas e que elas regem nossa vida física e espiritual.

O símbolo que representa a Macrobiótica ilustra perfeitamente que nada é 100% yin ou 100% yang. São duas baleias acasalando-se, a femea (yin), em preto (yin) com o olho branco (yang) e o macho (yang), em branco (yang) com o olho preto (yin). E, segundo a filosofia Macrobiótica é justamente este dinamisno yin-yang que nutre nosso organismo, não as calorias!!

A macrobiótica preocupa-se em adequar os alimentos energéticamente segundo as necessidades individuais levando em conta a idade, o sexo, a atividade física. E de todos os alimentos usados o único produto considerado equilibrado é o "Arroz Integral", que tem energias opostas equilibradas. Na linguagem dos nutricionistas podería-se dizer que é o único alimento que tem a proporção sódio-potássio na sua forma equilibrada (1:2).

Porém, o arroz integral só será devidamente aproveitado se bem mastigado (no mínimo 33 vezes), pois se o alimento não for corretamente triturado, ou se for deglutido sem ser mastigado, seu valor nutritivo torna-se nulo. E mais importante que a mastigação é a salivação - sem saliva não há macrobiótica. A importância da salivação está na satisfação espiritual (que também tem carências nutricionais).

Os alimentos em geral se caracterizam por possuírem maior energia Yin ou Yang e devemos aprender a equilibrá-los segundo as nossas necessidades físicas - mentais e espirituais.

Alimentos yin: milho, centeio, aveia, cevada, beringela, tomate, pimento, favas, pepino, espargos, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-roxa, couve-flor, lentilhas, polvo, pescada, truta, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga e margarinas, frutos frescos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, tília, hortelã-pimenta, camomila.

Alimentos yang: arroz, milho-miúdo, trigo, alface, repolho, alho-porro, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenouras, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, malte, chá mu, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.

Alimentos principais: cereais integrais (arroz, trigo, painço, aveia, centeio, cevada)

Alimentos secundários: chá, sal marinho, legumes , verduras, raízes, frutas, óleos extraídos à frio.

Alimentos opcionais: peixes, aves e ovos ( quanto menos, melhor para a saúde), leite e derivados ( preferir os de soja ou cabra).

Os alimentos principais e secundários são classificados desta maneira levando em conta o equilibrio energético (yin/yang) deles. Assim, os alimentos principais são os mais equilibrados e os secundários são aqueles mais yin ou mais yang que devem ser ingeridos segundo o desequilíbrio individual. Por exemplo, se uma pessoa está mais yin ela deve se alimentar mais yang para elevar sua energia !!

Assim sendo, podemos dizer que a Saúde está ligada aos hábitos alimentares que, por sua vez possuem múltiplas raízes emaranhadas: sensoriais, emotivas, familiares, sociais, intelectuais, culturais, etc.

Através da alimentação baseada no Principio Único, nosso corpo terá a possibilidade de se restabelecer, pouco a pouco, mudando o comportamento, o temperamento e em conseqüência, o meio e toda a sociedade...

 

"Trate de curar a si mesmo antes de fazer outra coisa qualquer"

(George Ohsawa)

Michaela Lessmann
Nutricionista CRN-SP 1821
Colunista do DGLMix Comer & Viver

Bibliografia :

OHSAWA, F. G. - Macrobiótica Zen

Para saber mais visite:

Fundação Macrobiótica George Osawa (em Inglês)

-