O Papel do Nutricionista
                  
As curvas arredondadas das mulheres gordinhas inspiraram muitos artistas no século passado, uma vez que elas correspondiam ao padrão de beleza da época. Atualmente, ocorre o inverso. O padrão de beleza tem sido representado por mulheres magras, o que tem causado uma busca obcessiva pela magreza.    

A sociedade, o mercado de trabalho... têm contribuído bastante para acelerar a corrida por esse padrão. "Boa Aparência" tornou-se pré-requisito importante na hora de ser aceito quer em um emprego ou mesmo em um determinado grupo social, embora não mais registrado, uma vez que se tornaria explicitamente preconceituoso.    
                    
O problema tem sido como atingir esse padrão o mais rápido possível. E, neste ponto, muitas pessoas buscam os mais diversos caminhos através de dietas "milagrosas", cardápios exóticos e uso abusivo e/ou indiscriminado de medicamentos inibidores de apetite.    

Muitos já experimentaram ou já devem ter conhecido alguém que viveu a experiência de querer peder peso "desesperadamente" e o que é pior : conseguiram! No entanto, estas pessoas, que conseguiram a "façanha" de perder muitos quilos em um curto espaço de tempo, não conseguem se manter magras pois ninguém consegue passar o resto de sua existência tomando sopa (dieta da sopa), comendo melancia (dieta da melancia), ou acompanhando as fases da lua (dieta da lua) etc.    

O ser humano vive em constante interação com o meio. E, mesmo sem querer, acaba atendendo aos apelos publicitários: "Coma" isto, "Beba" aquilo. E termina "necessitando" consumir tais alimentos. Este é apenas um exemplo de como as pessoas sentem a necessidade de conhecer sabores, bem como de degustar algum alimento de sua preferência, seja ele uma pizza ou uma folha de alface.    

A dificuldade está em saber administrar os hábitos alimentares para se alcançar um equilíbrio. E é nesta etapa que as pessoas se perdem e passam a cometer excessos como comer uma lazanha num dia e, no outro, jejuar.  

O nutricionista trabalha neste ponto. Fazendo uma "Reeducação Alimentar", na qual a pessoa, aos poucos, reeduca seus hábitos alimentares, seguindo dietas suficientemente adequada às metas a serem atingidas, e dentro de um nível aceitável para o paladar do paciente. 

                    

                                                   Andréa Karla de Lima Alves
                                                                 Nutricionista
                                     Pesquisadora Associada do NIB/UNICAMP