Filhos, Amor e Cuidados :
Reflexões de um Pediatra
(Resenha)

Foram mais de trinta anos cuidando diariamente de crianças e conversando, trocando idéias, com pais, avós, babás, tios. Por vezes ocorriam-lhe frases, pensamentos, conselhos, idéias... E, finalmente, o Pediatra José Martins Filho resolveu colocar tudo isso no papel e lançou o seu mais recente livro FILHOS, AMOR E CUIDADOS - Reflexões de um Pediatra, pela editora Papirus. Nesta edição da NutriWeb temos o prazer de disponibilizar algumas passagens deste magnífico trabalho que vem encantando todos aqueles que lidam com crianças no seu dia-a-dia.

A alimentação deve ser rica e sadia. A ideal contém aproximadamente 50% de carboidratos (massas, açucares - inclusive o açúcar das frutas), e o restante meio a meio de proteínas (carnes) e gorduras (óleos groduras dos alimentos etc.). sempre com muita salada e frutas, em virtude dos benefícios desses alimentos, principalmente para o tubo digestivo (facilitam a digestão e a evacuação).

 

Lembre-se de que as vitaminas de que seus filhos precisam se compram na quitanda, na feira ou no supermecardo, e não na farmácia. Na forma de medicamento, só com prescrição médica.

 

Diarréia e vômitos? Água em abundância, alimentação leve e consulta médica. Se tiver distante e sem medicamento à mão, inicie um soro caseiro com água fervida (bem fria), com uma pitada de sal e outra de açúcar. Vá dando as colheradas, bem devagar, como se a criança estivesse absorvendo na própria boca. Mesmo que os vômitos apareçam de quando em quando, vá administrando lentamente até chegar ao pediatra.

 

Não esqueça, bebês podem ter cáries. Logo depois do aparecimento dos primeiros dentinhos, é bom que a mamãe se preocupe em limpá-los após as refeições, sobretudo se as mamadeiras forem adoçadas. Se não quiser usar a escova, talvez seja melhor um pequeno pedaço de gase ou paninho, umedecido em água fria limpa. No começo evite ao máximo que o bebê engula a pasta de dente.

 

Aos poucos, na idade pré-escolar(entre quatro e seis anos), ensine-os a usar os talheres, guardanapo e a se portarem à mesa !

 

"Amamente seus filhos. Tente sempre, peça ajuda a quem você puder: ao pediatra, ao obstetra, à vovó, à titia, à amiga, mas sempre faça o possível para amamentá-los. Amamentar é a melhor coisa que você pode fazer por seu filho nos primeiros meses: dá carinho, proteje, imuniza e aproxima muito mãe e filho."