Atendimento Domiciliar (Home Care):
Um Novo Desafio para os Nutricionistas

O atendimento domiciliar (Home care) é um novo conceito de prestação de serviço na área de saúde, enfocando o binômio paciente/família. A nutrição é parte integrante desse processo, cabendo portanto a sistematização de ações que permitam a execução desse cuidado.

A terapia nutricional domiciliar (Home care) objetiva-se planejar e estruturar a assistência nutricional domiciliar, para pacientes portadores de patologias crônicas e invalidantes e/ou doenças terminais, associada ou não ao trabalho em equipe multiprofissional, também busca melhorar e/ou manter o estado nutricional, contribuindo na qualidade de vida.

Dentro do conceito de que a saúde deve ser sempre prioridade, a expansão do mercado de Home care no Brasil é uma forma de reduzir os gastos com a saúde, ampliando a possibilidade de assistência aliada ao conforto dos pacientes. Este novo serviço de saúde, capaz de romper os limites da internação hospitalar, permite que sua estrutura convencional seja transferida para um ambiente no qual o paciente provavelmente se sentirá melhor: sua própria residência.

A atuação do nutricionista nessa área representa uma grande perspectiva para o nosso mercado de trabalho, que está em plena expansão, apesar de ser um serviço novo para a nossa profissão. É um desafio para ser vencido.

Um outro atendimento que pode ser considerado na área de nutrição é o Personal Diet - que consiste praticamente na reeducação alimentar e dietas, onde os nutricionistas orientam para reeducação alimentar com cardápios personalizados e receitas lights, com calorias e nutrientes de acordo com cada indivíduo.


Flávia Queiroga Aranha de Almeida

Nutricionista - Doutoranda - UNICAMP
Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA
Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição - DEPAN